terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Império da Cruzada começa preparativos para o carnaval 2010


Ensaios irão do início de janeiro até o carnaval


Por: Helio Almeida
Fotos: Rafael Caetano

As comemorações de fim de ano (Natal e ano novo) já se iniciaram. Mas, além dos “sinos de Belém” e fogos de artifício, outro som que se escuta é a percussão dos instrumentos que começa a ecoar pela cidade com os ensaios de blocos e escolas de samba. O bloco Império da Cruzada já começou os seus ensaios nos sábados na rua Humberto de Campos, próximo ao Jardim de Alah, à partir das 18hs. A agremiação ensaia entre os dias 2 de janeiro até o sábado que antecede o carnaval.

Para o presidente do bloco, Wagner Rodrigues, que acompanha todos os preparativos, a meta a ser atingida em 2010 é um desfile ainda mais superior ao do ano passado. Ele diz que mesmo com a dificuldade de material e de financiamento, a comunidade esteve unida. “Foi o único bloco sem ocorrência policial. O Império vai fazer em 2010 um carnaval melhor que o do ano passado”, diz empolgado Wagner Rodrigues, com a presença da comunidade nos ensaios.

O bloco, de forma indireta, consegue girar uma economia local. No entorno do ensaio, em frente aos prédios da Cruzada São Sebastião, comerciantes atendem aos pedidos dos moradores, que acompanham o evento. Tem churrasco, cerveja, refrigerante, cachorro quente e outros salgados.
“O bloco tem o apoio dos moradores, dos comerciantes, da associação de moradores e da 6ª Região Administrativa”, diz Fábio Farias, diretor-executivo do bloco.

Paulo Vitor morador da Cruzada, diz que o bloco estimula a auto estima dos moradores, que residem em uma das áreas com um dos IPTU mais caros do Rio de Janeiro.
“O bloco tem que ter mesmo, e de ponta. Ele vem crescendo e vem melhorando. São pessoas humildes que representam o povo. Essa é a oportunidade de mostrar nossa integração".

A bateria está afiada. Treinam o samba enredo de 2010, que fala da história da Cruzada e suas modificações, e aproveitam para tocar sambas-enredo que fizeram história no carnaval. Mestre Tioca comanda os ritmistas.
“O pessoal da bateria tá pegando o pique. Um chama o outro e quem gosta está aqui. O pessoal está empenhado”, enfatiza o mestre de bateria do Império da Cruzada.

Hoje está cada vez mais difícil pôr o bloco na rua. Agora as empresas privadas terão que realizar as ações antes feitas pela Prefeitura, como arcar com banheiros químicos, diárias dos controladores de trânsito e toda a infraestrutura necessária para a realização do carnaval de rua. A subvenção também ficou mais complicada. A RioTur pede que a agremiação tenha 5 anos com CNPJ na atividade de carnaval. Wagner fala que o Império da Cruzada conseguiu articular as pendências e está garantido o desfile da agremiação. “Com relação às autorizações, não tivemos problemas. Agradecemos á 6ª Região administradiva. e a todos que apoiam o carnaval do Império da Cruzada”, comenta o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua Mensagem que responderemos.