O Carnaval popular na Cruzada SãoSebastião tem seu inicio com moradores que tiveram a iniciativa de promover um evento festivo na localidade durante a semana de folia ainda nos anos 50. Mais tarde o Unidos do Leblon foi o primeiro bloco criado na comunidade a animar os foliões durante os dias de festa carnavalesca. Por falta de recursos teve uma vida curta, desfilando apenas nos carnavais de 1966 e 1967. O Unidos do Leblon tem sua breve historia registrada apenas na memoria dos moradores que viram os desfiles ja que o bloco carece de registroáudio e visual. No Carnaval de 1973 foi fundado por remanescentes do Unidos do Leblon o bloco Baba do Quiabo. Entre os fundadores estavam Manoel hoje membro da atualdiretoria do Império da Cruzada , Samuel, Apolinário entre outros. A agremiação durou ate o ano de 1992 chegando a alcança importantes posições nos grupos de qualificação e acesso do Carnaval Carioca.
Em 2008 um grupo de cariocas dispostos a construir um caminho de resgate da cidadania criaram o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Império da Cruzada. O Bloco reuni estudantes, comerciantes, Artistas, admiradores da cultura popular, Sambistas, moradores da Cruzada e localidades próximas e todo folião carioca que chegar. No ano de 2008 o Bloco conseguiu apoio para desfilar nas ruas do Leblon, o que agradou os moradores do entorno devido não ter muitos blocos pela região, a população participou do desfile em grande número.
O império da Cruzada busca qualificar os jovens através dos segmentos do carnaval como bateria, mestre sala e porta bandeira, passistas, baianas e outros. O bloco assim leva entretenimento, alegria e, acima de tudo, o resgate da cidadania, ajudando a manter viva uma das manifestações populares e mais genuínas da alma brasileira: O carnaval.